Energia

   O dicionário define energia como a “capacidade para ação vigorosa; força inerente; forças potenciais”, no entanto, a energia é mais bem descrita pelo o que ela pode fazer. Não podemos “ver” a energia, apenas seus efeitos, não podemos fazê-la, apenas usá-la e não podemos destruí-la, apenas desperdiçá-la (ou seja, utiliza-la de forma ineficiente). Ao contrario da comida e da moradia, a energia não é valorizada por si própria, mas pelo o que pode ser feito com ela.

                               Figura – Imagem meramente ilustrativa

   A energia é encontrada em muitas formas, como o vento ou a água corrente, e armazenada em matéria, como os combustíveis fósseis – petróleo, carvão e gás natural -, que pode ser queimada para uma “ação vigorosa”. A energia não é criada ou destruída, mas apenas convertida ou redistribuído de uma forma para outra. Entender a energia significa a entender os recursos energéticos e suas limitações, bem como as consequências ambientais da sua utilização. Energia, meio ambiente e desenvolvimento econômico estão fortes e intimamente conectados e o uso correto da mesma, requer que se leve em conta tanto as questões sociais como tecnológicas.

   O uso dos nossos recursos energéticos é um dos principais fatores a afetar o ambiente. O crescimento da utilização de combustíveis fósseis observado desde o início da era Industrial causou o aumento da concentração de dióxido de carbono atmosférico em torno de 30%, assim como elevação da temperatura global. Além do uso dos recursos energéticos, a exploração dos mesmos pode impactar o ambiente. Um caso recente é o vazamento de petróleo no Golfo do México em abril de 2010, que foi o maior desastre de vazamento de petróleo do mundo. Outro problema ambiental cada vez mais grave é o descarte do lixo que produzimos, os Estados Unidos geram aproximadamente 3 toneladas de lixo por família por ano, que é o dobro da Média da Europa a cada um desses exemplos difíceis decisões precisam ser tomadas.

              Figura – Acidente de Vazamento no Golfo do México em 2010

   A demanda Global por energia triplicou nos últimos 50 anos, e pode triplicar novamente nos próximos 30 anos. A maioria dessa demanda aumentada no passado ocorreu nos países industrializados, e 90% delas foram satisfeitos por combustíveis fósseis. Contudo, nos anos vindouros, a maior parte da demanda aumentada por energia virá dos países em desenvolvimento, já que eles buscam atingir objetivos e metas de crescimento.

              Figura – Consumo Anual de Energia Elétrica em 2008 (TWh)

   A participação de cada combustível certamente mudou ao longo dos anos. Originalmente, para produzir trabalho, os seres humanos utilizaram, além de seus músculos, animais, a água e o vento. A sociedade pré-industrial assentava-se no uso de fontes renováveis de energia, como água, o vento, o sol e a biomassa. A mudança para o uso recursos não renováveis começou no século XVIII, quando uma sociedade cada vez mais industrializada passou a queimar combustíveis fósseis para fazer o funcionamento da máquina a vapor e para fundir o ferro.

                                Fonte: Ministério das Minas e Energia

   Como visto, ainda tem muito que ser estudado sobre energias e suas aplicações, já que ela é um dos principais constituintes da sociedade moderna. Ela é necessária para se criar bens com base em recursos naturais e para fornecer muito do serviço com os quais temos nos beneficiados. A energia permeia todos os setores da sociedade – economia, trabalho, ambiente, relações internacionais – assim como as nossas próprias vidas – moradia, alimentação, saúde, transporte, lazer e muito mais.

Sophia Paiva
Diretoria de Projetos Portal do Petroleiro
Graduanda em Engenharia de Petróleo

Referências:

HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin; DOS REIS, Lineu Belico. Energia e Meio Ambiente. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 764 p.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.