Isostasia

O principio do termo isostasia vem do seculo XIX, quando Airy e Pratt propuseram uma explicação a respeito de analises que haviam sido feitas anos atras e que não foram devidamente solucionadas. Foi dado então um conceito a isostasia no qual diz que existe uma deficiência de massa abaixo das cordilheiras que seria próxima a massa da própria montanha. Mas como podemos entender melhor o que seria a isostasia?
O conceito dado a isostasia foi baseado em um principio que diz que um determinado corpo ao flutuar desloca uma massa de água que equivale a sua própria massa. Desta forma, a camada superficial do planeta, composta por crosta e parte do manto superior, flutua sobre um material mais denso, neste caso, a astenosfera. Um exemplo que podemos dar é quando observamos uma geleira sobre a água. Como a água liquida é mais densa que o gelo, o mesmo flutua sobre ela. O equilíbrio isostático ocorre quando um acumulo de carga ou perda de massa existente na parte que emergiu é contrabalanceado por uma perda de massa ou acumulo de carga da parte que está submersa.
Baseado nisso, foram criados dois modelos de compensação isostática, o de Pratt e o de Airy. No modelo de Airy, as montanhas são mais altas por possuírem raízes mais profundas. No  modelo de Pratt as montanhas são elevadas devido a diferença de densidade entre as rochas. após estudos foi constatado que ambos os modelos ocorriam na natureza.

image

O equilíbrio isostático pode ocorrer através de dois meios: a subsidência e o soerguimento. Quando ocorre a presença de uma grande carga sobre a litosfera, a massa dessa carga faz com que a litosfera entre em estado de subsidência até que encontre o estado de equilíbrio. Já quando ocorre a remoção de uma grande carga da superfície da crosta, ocorre o soerguimento até que se alcance o equilíbrio.
Pode-se concluir que a isostasia tem grande relevância para o estudo do planeta. Através dela podemos afirmar hoje os motivos dos continentes ficarem acima do nível do mar como também temos informações muito relevantes a respeito da formação de diversas feições que tem grande relevância para a sociedade.

Luan Victor
Diretoria de projetos do portal do petroleiro
Graduando em engenharia de petróleo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.