Processos geológicos

O planeta terra está constantemente sofrendo alterações tanto em sua superfície como em seu interior. Essas mudanças ocorrem devido aos processos geológicos que estão atuando constantemente desde bilhões de anos atrás. Podemos então definir estes processos como sendo um conjunto de modificações que acontecem na crosta terrestre, podendo ser estas mudanças tanto na forma, estrutura ou composição do planeta. Os processos geológicos podem ser divididos em dois tipos: Os processos endógenos e os processos exógenos.
Terremotos, erupções vulcânicas, metamorfismo, plutonismo, entre outros, todos são exemplos de processos endógenos. Então, o que vem a ser esse tipo de processo? Se bem observado, é possível perceber que todos esses exemplos tem como fonte proveniente de energia para o seu acontecimento o interior do planeta, e é exatamente isso que define os processos endógenos. Desta forma, pode-se dizer que eles são processos que alteram a composição e estrutura da crosta a partir da energia fornecida pelo interior terrestre. 

Ao contrario do que são os processos endógenos, os processos exógenos atuam a partir da energia fornecida na superfície do planeta, tendo como o principal fator de fornecimento dessa energia os raios solares e a gravidade. Pode-se destacar como o principal exemplo de processo exógeno o intemperismo, que é a degradação e decomposição das rochas.

Embora os processos atuem de formas diferentes e independentes na crosta, ambos se tornam importantes um para o outro pelo fato de que em alguns casos a ocorrência de um acaba acarretando esporadicamente na ocorrência do outro, como por exemplo, no processo em que ocorre o soerguimento de uma montanha (processo endógeno) e, a partir disso, intemperismo e erosão na mesma (processo exógeno).
Assim sendo, é possível afirmar a grande relevância dos processos endógenos e dos processos exógenos no sistema de formação e renovação constante do planeta, tal como para a dinâmica da Terra.

Luan Victor França
Diretoria de projetos do portal do petroleiro
Graduando em engenharia de petróleo

Referências:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3291666/mod_resource/content/1/AULA%2004.pdf
http://www.geomarco.org/download/Processos%20Geol%C3%B3gicos.pdf

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.