Conceitos necessários para o estudo estratigráfico

Os estudos relacionados a rochas necessitam de bastante tempo e analise para determinar quando foram formadas e a ordem de suas camadas, esse tipo de estudo é realizado por uma área da geologia denominada estratigrafia. Os primeiros conceitos relacionados a estratigráfica foram adquiridos a partir de estudos em bacias sedimentares que eram relativamente calmas e que continham sedimentação continua. Desta forma, alguns fatores essenciais para a determinação das propriedades das sequencias sedimentares, da natureza da área fonte, da topografia da bacia, entre outras, se mantiveram mais ou menos constantes.

Embora a tectônica atue modificando constantemente de tempos em tempos, com seus movimentos, a sequencia de camadas, os conceitos que foram estabelecidos anteriormente ainda tem grande relevância para as analises que são realizadas, entretanto, não descartando as novas formas de obtenção de dados que foram adquiridas com os avanços tecnológicos. Esses conceitos são apresentados a seguir:

  • Lei da superposição: Em qualquer sequencia de rochas sedimentares ou vulcânicas, que não tenham sofrido deformação posteriormente, a camada mais velha fica na base e a mais nova no topo.
  • Lei da horizontalidade: de acordo com esta lei, sedimentos que foram depositados em ambientes subaquáticos apresentam  camadas horizontais e paralelas a superfície terrestre. 
  • lei da continuidade horizontal: Está lei nos diz que uma camada depositada subaquaticamente deveria se estender, no período de sua deposição, em todas as direções até que sua espessura diminua e consequentemente ela desapareça como resultado da falta de deposição ou por ter atingido a borda da bacia.
  • Lei de Walther: Este principio estabelece que a sucessão vertical de fácies, tanto em sequencias transgressivas como regressivas, reflete essencialmente a ordem da distribuição horizontal das mesmas facies. Segundo está lei, seria possível verificar a distribuição horizontal de facies com base em apenas uma seção colunar.

É notório a relevância que os conceitos estratigráficos considerados antigos tem até os dias atuais. Seu papel dentro da área geológica continua sendo fundamental nos estudos de bacias sedimentares, sendo muito importante para a descoberta de áreas onde possa vir a conter um reservatório de petróleo por exemplo assim como outros materiais economicamente rentáveis.

Luan Victor frança
Diretoria de projetor do portal do petroleiro
Graduando em engenharia de petróleo

Referência:

Suguio, K. Geologia sedimentar. São paulo: Blucher, 2003.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.