Tipos de erosão

A erosão é um fenômeno natural que ocorre a partir do desgaste da superfície terrestre e também pela afeiçoamento da mesma por processos físicos, químicos e biológicos de remoção, que são responsáveis por modelar a paisagem.

É possível identificar diversos tipos diferentes de erosão de acordo com os agentes que atuam no ambiente, tais como, os diversos tipos de água existentes, o ar ou o gelo. Esses agentes são atraídos pela força gravitacional para o centro da terra, fazendo com que as partículas minerais caiam das partes mais altas para as mais baixas. A partir disso é possível identificar alguns tipos de erosões como as seguintes:

  • Erosão pluvial: esse tipo de erosão pode ocorrer a partir da água das chuvas, também podem ocorrer pelo lençol de escoamento superficial ou pela água de infiltração que passa a atuar por processos físicos e químicos.
  • Erosão fluvial: ela também pode ser chamada de erosão normal e exerce um trabalho de remodelamento do relevo exercido pelos rios nas vertentes e interflúvios. Esse tipo de erosão é fortemente controlado pelo clima e pela geologia do ambiente.
  • Erosão marinha: é provocada principalmente por ondas nas regiões litorâneas e podem ser evidenciadas a partir das falésias marinhas. A erosão a partir das ondas tem grande efeito graças a pressão que é exercida pela modo forçado com que as águas penetram nas juntas das rochas. Esse tipo de erosão é mais vista em zonas litorâneas mas também podem ser vistas em áreas mais profundas em meio a tempestades.
  • Erosão eólica: ocorre a partir do vento, principalmente em regiões onde podemos encontrar climas secos e, em algumas oportunidades, pode ser visto em zonas litorâneas. Na erosão eólica, a areia transportada pelo vento acha-se  mais concentrada junto  superfície, portanto, atua com uma intensidade decrescentes de baixo pra cima, formando algumas formas não muito comuns.
  • Erosão glacial: a erosão glacial esta ligada a modificação da configuração da superfície terrestre por atividades de geleiras. Este processo de erosão ocorre através dos detritos das rochas que são transportados pelas geleiras, no seu próprio interior, originando algumas formas como por exemplo circos glaciais e vertentes concavas.

A erosão tem um papel importante no ciclo sedimentar, graças ao seu papel desgastando o relevo, não apenas através desses tipos de erosão, como também a partir de outras diversas formas, sempre modificando a estrutura terrestre.

Luan Victor 
Diretoria de projetos do portal do petroleiro
Graduando em engenharia de petróleo

Referência:

Suguio, K. Geologia sedimentar. São paulo: Blucher, 2003.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.