Fatores que influenciam a permeabilidade

image

Para que uma rocha seja considerada um bom reservatório é necessário que ela contenha algumas características, entre elas algumas se destacam como, por exemplo, ter uma boa permeabilidade. A permeabilidade é uma propriedade de extrema relevância devido a sua principal característica, que é a permissão para a passagem de fluidos através da rocha, sem que ocorra uma deformação estrutural.
Quando dizemos que uma rocha tem uma boa permeabilidade, também estamos dizendo que, para que isso tenha ocorrido, alguns fatores tiveram influencia no processo de definição desta propriedade. Alguns destes são a granulometria, sua seleção e o  formato dos grãos.
A granulometria tem um papel importante devido ao fato, por exemplo, que em sedimentos muito finos, os poros são muito pequenos e acabam estreitando a passagem dos fluidos, além disso, a alta atração capilar das paredes dos poros impedem a movimentação do fluido. Desta forma, quando temos uma rocha com maior granulometria, teremos uma rocha com maior permeabilidade.

A seleção granulométrica atua da mesma forma. A medida que se tem uma melhor seleção dos grãos, teremos uma maior permeabilidade. Desta forma, porém, é possível observar mesmo em areias mais finas, mas que apresentam uma boa seleção dos grãos, uma permeabilidade interessante.
O formato dos grãos, que pode ser expresso principalmente por um formato arredondado, afeta de alguma forma a permeabilidade. Também é possível afirmar que areias que não são muito arredondadas possuem uma porosidade maior, desta forma, produzindo uma permeabilidade maior.
É notável reconhecer a importância da permeabilidade de uma rocha no setor petroleiro. Com base es testes, estudos  e analises feitas, procurando identificar reservatórios que apresentam uma boa permeabilidade, é possível adquirir o conhecimento necessário para saber por exemplo, se um reservatório é viável ou não para a exploração, Desta forma, evitando erros e consequentemente perdas irreparáveis de dinheiro investido.

Luan Victor
Diretoria de projetos do portal do petroleiro
Graduando em engenharia de petróleo

Referência:

Suguio, K. Geologia sedimentar. São paulo: Blucher, 2003.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.