Propriedade dos sedimentos

image

Sabemos que os sedimentos são formados a partir de processos geológicos e podem passar por diversas transformações até se tornarem uma rocha sedimentar. Esses sedimentos contém diversas propriedades que podem ser modificadas a partir dos processos que ocorrem. Em geral conhecemos algumas propriedades como porosidade, granulometria ou a permeabilidade de um sedimento, porém, existem outras propriedades que tem o mesmo grau de importância para que a caracterização desses sedimento seja completa.
Muitas vezes podemos achar que as propriedades dos sedimentos são as mesmas dos minerais. Na pratica, não é isso que observamos. As propriedades dos sedimentos não tem relação com as propriedades dos minerais, entretanto isso não significa que uma anule a outra.
Algumas das propriedades dos sedimentos são as seguintes: densidade, peso especifico, coesão, compactibilidade, elasticidade, resistividade elétrica, suscetibilidade magnética e condutividade térmica.
A densidade e o peso especifico de um sedimento contem o mesmo valor quando a densidade é medida em g/cm³. Eles são definidos a partir do peso e volume em amostras que podem ser de calhaus ou seixos. A densidade está relacionada com o peso por volume unitário enquanto o peso especifico é a razão entre o peso de um corpo e o peso de igual volume de água destilada a 4 graus.
A coesão é uma propriedade que está relacionada a forças superficiais que tem como característica a tendencia em manter juntas as partículas de um sedimento, mesmo sem a litificação. Geralmente essa propriedade é encontrada em sedimentos com partículas mais finas, com diâmetro ate 1 mm, e mais raramente encontrada em partículas com o diâmetro maior.
A compactibilidade pode ser observada a partir da diminuição do volume dos sedimentos quando sofrem com pressão de carga. Como resultado da compactibilidade, temos a diminuição da porosidade e da permeabilidade através de rearranjo espacial das partículas e expulsão do fluido intersticial. Podemos encontrar essa propriedade especialmente em sedimentos pouco consolidados e com granulometria fina, além de alguns sedimentos carbonosos como a turfa.
A elasticidade de um sedimento corresponde a possibilidade de corpos que foram submetidos a uma deformação retornarem a sua forma e tamanho original. Essa propriedade é importante devido a sua influencia na velocidade de propagação de ondas sísmicas.
A resistividade elétrica está ligada a capacidade que um sedimento tem de resistir a passagem de uma corrente elétrica, dependendo bastante da natureza do sedimento e do fluido intersticial.
A suscetibilidade magnética é uma propriedade que corresponde a medida das características magnéticas dos sedimentos, que é dependente da quantidade de magnetita presente.
Por fim temos a  condutividade térmica que corresponde a medida da facilidade de um fluxo de calor através de um sedimento.
Varias formas para calcular ou encontrar essas propriedades podem ser observadas, sendo algumas importantes nas áreas onde ocorre prospecção em reservatórios de água como também de petróleo , desta forma, mostrando a relevância no estudo dessas propriedades.

Luan Victor frança
Diretoria de projetor do portal do petroleiro
Graduando em engenharia de petróleo

Referência:

Suguio, K. Geologia sedimentar. São paulo: Blucher, 2003.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.