EUA aplicam sanções mas permitirão que oito países sigam importando petróleo do Irã

                               IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA


Após abandonar o acordo nuclear com o Irã assinado em 2015, o presidente norte-americano Donald Trump tem tentado prejudicar a economia iraniana, fortemente dependente do petróleo, para forçar Teerã a recuar não apenas de suas ambições nucleares e em mísseis balísticos, mas também de seu apoio a militantes na Síria, Iêmen, Líbano e outras partes do Oriente Médio.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou que seu país resistirá às novas sanções dos Estados Unidos contra seus setores petroleiro e bancário. “Sanções injustas são contra a lei, as resoluções da ONU e os acordos internacionais”, discursou Rouhani. “Portanto, nós iremos orgulhosamente romper as sanções”, prometeu em cadeia nacional de televisão, após as sanções entrarem em vigor.

No Twitter, em uma mensagem para enfatizar sua política de “pressão máxima” sobre o Irã, Trump incluiu uma fotografia de si mesmo que imita pôsteres de cinema com a legenda: “As sanções estão chegando – 5 de novembro”.

A Turquia foi avisada de que será autorizada a seguir comprando temporariamente petróleo do Irã, disse seu ministro de Energia a jornalistas, assim como o Iraque, desde que os pagamentos ao Irã não sejam em dólares norte-americanos, disseram três autoridades iraquianas.

Índia e Coreia do Sul também estão na lista, disse uma fonte com conhecimento do assunto que falou sob a condição de anonimato. Sob a lei dos EUA, as exceções podem durar até 180 dias.

Pompeo disse que Washington garantirá os “waivers” aos oito importadores apenas porque “eles demonstraram reduções significativas em suas (compras) de petróleo e cooperação em muitas outras frentes.”

Dois deles devem parar as importações e os outros seis devem diminuí-las fortemente, segundo Pompeo.

Ele afirmou posteriormente que o objetivo final é acabar com todas exportações de petróleo do Irã.

Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro

FONTE:

[1] Matéria sobre situação do Irã e EUA com as sanções, podem ser encontrada em, http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/vamos-contornar-sancoes-dos-eua-contra-petroleo-e-bancos-diz-ira/
[2] 

Matéria sobre situação do Irã e EUA com as sanções, podem ser encontrada em, https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/11/03/eua-permitirao-que-oito-paises-sigam-importando-petroleo-do-ira-por-enquanto.ghtml

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.