Ambientes de erosão, sedimentação e equilíbrio

A partir de uma analise superficial podemos distinguir ambientes onde ocorrem diferentes processos geológicos. Em algumas áreas é possível observar a presença do processo de erosão, em outros ambientes podemos notar a sedimentação ocorrendo e também existem certos locais onde é possível ver um certo equilíbrio entre esses processos. Quando analisados de uma forma mais ampla e conjunta podemos perceber que alguns ambientes no geral tem mais predominância de certo tipo de processo, desta forma é possível destacar algumas características de determinados locais.
Geralmente ambientes com predominância de processos erosivos não são muito encontrados em áreas marinhas, mas podemos visualiza-las em regiões submarinas ou em linhas costeiras que contem uma grande declividade, principalmente em alguns pontos específicos da plataforma e taludes continentais, especialmente ao longo de canhões submarinos. Assim sendo, podemos dizer que os principais locais onde predomina a erosão são encontrados em ambientes terrestres, sendo o principal desses as regiões montanhosas. Nesses locais pode ser notado a presença de um forte intemperismo com a erosão ocorrendo de forma muito veloz.
Ao contrario do que podemos ver nos ambientes erosivos, a maioria dos locais com o predomínio de sedimentação está presente em áreas subaquatícas. Mesmo nos locais marinhos ou costeiros onde podemos encontrar a ocorrência de erosão, existe a predominância dos produtos de sedimentação. cerca de 90% dos depósitos sedimentares são encontrados em regiões submersas, e destes, 60% estão nos locais de deposito costeiro e marinho. Em ambientes terrestres, onde existe predominância de erosão, também é possível ocorrer sedimentação a partir  de processos glaciais, correntes de lama ou enchentes-relâmpago, principalmente quando estes ocorrem em clima árido ou semi-árido. Entretanto, os os processos de erosão decorrentes acabam por sua vez tornando esses depósitos em depósitos temporários, com o solo tendo pouco tempo para se desenvolver.
Existem também aqueles ambientes cujo não existe a predominância de um processo sobre o outro, existindo um certo equilíbrio. Podemos encontrar esses casos tanto em porções da superfície terrestre como também em fundos submarinos que, por muito tempo, não tiveram a predominância de erosão e nem de deposição sedimentar. Geralmente essa ausência desses processos está ligada a falta de atividade tectônica. A estabilidade desse tipo de ambiente gera um intenso e profundo intemperismo químico do substrato.
Nas áreas continentais, os ambientes que estão em equilíbrio podem ser representados por extensas regiões geomorfologicamente maduras e com a superfície plana, do interior dos continentes, que ficaram expostas a superfície por milhões de anos. A ação prolongada do intemperismo propicia o surgimento de perfis de intemperismo e formação de solo sobre as rochas localizadas no interior do ambiente de equilíbrio.
Nas regiões marinhas também encontramos os ambientes em equilíbrio. As áreas da plataforma continental e da planície abissal ficaram expostas a fortes correntes capazes de remover qualquer sedimento que estivesse decantado de uma suspensão, porém, essas correntes não são fortes o suficiente para que ocorra a erosão do substrato. Essas regiões afetadas pela corrente contém grandes possibilidades de reagirem quimicamente com as  águas do mar, levando a formação de alguns tipos de crosta que são propriamente mais classificadas como intempéricas do que como diagenéticas.

Luan Victor frança
Diretoria de projetor do portal do petroleiro
Graduando em engenharia de petróleo

Referência:

Suguio, K. Geologia sedimentar. São paulo: Blucher, 2003.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.