Petróleo em queda, de olho em sinais da Opep, câmbio e Trump

                           IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA


Os contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta segunda-feira, 12. O contrato em Nova York terminou a sessão na mínima de fechamento desde fevereiro e caiu pelo 11º dia consecutivo, intervalo que é um recorde negativo para o WTI.

A commodity chegou a ser apoiada no início do dia pela perspectiva de redução na oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), mas o dólar valorizado e uma declaração crítica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a possibilidade de o cartel reduzir as vendas levaram ao recuo.

O petróleo WTI abriu nessa terça-feira em baixa, em US$ 58,91 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent chegou a cair abaixo dos US$ 70.

Com o câmbio do dólar mais forte, em geral pressiona os contratos, nesse caso, o petróleo fica mais caro para os detentores de outras divisas, o que tende a reduzir o apetite dos investidores.Além disso, o presidente americano usou o Twitter nesta segunda pra reclamar da possibilidade de que a Opep corte a oferta. 

 "Esperamos que a Arábia Saudita e a Opep não cortem a produção de petróleo. Os preços do petróleo deveriam estar muito mais baixos com base na oferta!“

 Após a declaração, os contratos ficaram pressionados e passaram ao território negativo. 

O petróleo atingiu máximas em outubro, com preocupações de que as sanções dos EUA contra o Irã, que entraram em vigor nesta semana, privariam o mercado de volumes substanciais de petróleo, drenando estoques e causando escassez em algumas regiões. Mas outros grandes produtores, como a Arábia Saudita, a Rússia e as empresas de "shale” nos Estados Unidos, aumentaram a produção de forma constante, mais do que compensando a perda de barris iranianos.

FONTE:

[1] Matéria sobre queda do petróleo, pode ser encontrada em, https://www.terra.com.br/economia/petroleo-fecha-em-baixa-de-olho-em-sinais-da-opep-cambio-e-trump,cd47cddeccc3ae57c063ebdf325174fbddbn7vc6.html
[2] 

Matéria sobre queda do petróleo, pode ser encontrada em,

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/11/09/petroleo-brent-cai-abaixo-de-us-70-pela-primeira-vez-desde-abril.ghtml
[3] Preço do óleo brent, pode ser encontrado em, https://br.investing.com/commodities/brent-oil-streaming-chart

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.