Fatores que influenciam a porosidade

image

Podemos dizer que a porosidade está relacionada com a porcentagem de espaços vazios localizados em uma rocha quando observamos o seu volume total. Analisando a porosidade podemos adquirir grande conhecimento que pode ser aplicado em áreas mais especificas como na prospecção de fluidos que estão presentes nas rochas sedimentares. A partir dessas analises é possível classificar os poros e identificar quais são os principais fatores que influenciam para a formação dos mesmos.
A porosidade em uma rocha pode ser descritas de duas formas: a partir da porosidade total e da porosidade relativa. A porosidade total corresponde a todo o volume de todos os poros contidos na rocha. A porosidade relativa se baseia no volume dos poros que estão conectados um com o outro e que também estão ligados a parte externa da rocha.
Com base no tempo de formação dos poros, também podemos classificar a porosidade como sendo de dois tipos: a porosidade primaria e secundaria. A porosidade primaria é sindeposicional, ou seja, os poros foram formados durante e logo após a deposição dos sedimentos. Já a secundaria corresponde a formação após a deposição. Para analisar os fatores que influenciam a porosidade, vamos levar em consideração apenas o tipo primário.
A porosidade primaria depende bastante do arcabouço deposicional. Desta forma, a porosidade dos sedimentos depende essencialmente de cinco fatores: a granulometria, o grau de seleção, a forma dos grãos, o seu arredondamento e a sua petrofábrica.
Se pararmos pra pensar, veremos que, teoricamente a granulometria não deveria interferir no valor da porosidade. Quando temos diferentes corpos, formados por sedimentos, já depositados com o mesmo grau de seleção e o mesmo grau de empacotamento, a porosidade de ambos deveria ser a mesma, mesmo que o tamanho dos grãos fossem diferentes, mas não é bem isso que ocorre.
Foi identificado que a porosidade variava de acordo com o volume de cada sedimento, assim sendo, a granulometria causa na rocha a diminuição da porosidade na medida em que o tamanho dos grãos aumenta. Alguns fatores podem estar ligados a este acontecimento. Uma das principais causas que são atribuídas a isso é o maior arredondamento dos grãos mais grossos que tem como consequência a diminuição da porosidade. Outro fator a se destacar é que os matérias mais finos são mais ângulos, causando um espaçamento maior entre os sedimentos, o que proporciona uma maior porosidade.
O efeito do grau de seleção atua aumentando a  porosidade na medida em que ocorre o incremento do mesmo. Enquanto aumenta  a seleção das partículas do sedimento, a quantidade de detritos finos que geralmente preenchem os espaços entre os sedimentos mais grossos diminui. Desta forma, esses detritos se tornam escassos e os poros não são ocupados.
A forma e o arredondamento dos sedimentos afeta bastante a porosidade intergranular. Como visto anteriormente, quanto mais esféricos e arredondados forem os grãos, menores serão seus valores de porosidade. Esse fato acontece por causa do maior empacotamento nesses grãos que deixam os grãos mais próximos um do outro, diminuindo os espaços entre eles. Já nos grãos menos esféricos e mais angulosos teremos maiores valores para a porosidade, devido ao empacotamento mais aberto.
A petrofábrica influencia na porosidade principalmente a partir da orientação espacial dos grãos e do grau de empacotamento. Foi demonstrado que existem 6 formas geométricas distintas de empacotamento de esferas com o mesmo diâmetro, onde a porosidade variava para cada uma delas. Embora a petrofábrica seja muito importante nos estudos relacionados a porosidade, são encontradas muitas dificuldades para a medi-la em rochas consolidadas. A partir disto, pouco se sabe a repeito da atuação da petrofábrica na porosidade primaria.

Luan Victor frança
Diretoria de projetor do portal do petroleiro
Graduando em engenharia de petróleo

Referência:

Suguio, K. Geologia sedimentar. São paulo: Blucher, 2003.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.