Opep deve cortar produção de petróleo apesar de Trump

                             IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA


De acordo com pesquisa da Bloomberg, a Opep e seus aliados anunciarão cortes de produção para conter uma queda nos preços do petróleo quando se encontrarem na próxima semana, desafiando a pressão do presidente dos EUA, Donald Trump.

Trinta e um dos 36 analistas e traders em uma pesquisa global previram que a coalizão de produtores conhecida como OPEC+, liderada pela Arábia Saudita e Rússia, anunciará cortes de produção quando se reunir em 6 a 7 de dezembro. A estimativa média para o tamanho de o corte foi de 1,1 milhão de barris por dia.

Os preços do petróleo caíram 30 por cento em menos de dois meses devido à preocupação de que o boom da produção de xisto dos EUA e a demanda fraca que foi combinada com uma produção sem precedentes dos sauditas e da Rússia  provocarão um novo superávit no ano que vem. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus parceiros se reunirão em Viena.

Trump pediu repetidamente aos sauditas que trabalhassem para baixar os preços e que poderiam ter uma alavancagem extra agora, enquanto os legisladores norte-americanos ameaçam medidas punitivas contra altos funcionários após o assassinato do jornalista do Washington Post, o saudita Jamal Khashoggi.

No entanto, os resultados da pesquisa sugerem que o reino vai desconsiderar a pressão de seu mais importante aliado político para sustentar a receita enquanto embarca em uma transformação econômica radical em casa e intervém em conflitos no exterior.

De acordo com Helima Croft, estrategista-chefe de commodities da RBC Capital Markets LLC,

“O que Trump está pedindo à Arábia Saudita para fazer é cometer o último ato de autoflagelação – continuar a superoferta de um mercado quando eles estão tendo suas próprias restrições fiscais" 

Do ponto de vista dos fundamentos, contudo, os mercados de petróleo continuam numa posição semelhante à da semana passada, os investidores continuam atentos também a eventuais sinais da disposição de grandes produtores de petróleo de reduzir sua oferta no curto prazo

Diretoria de Projetos Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo

FONTE:

[1] 

OPEC Expected to Cut Oil Output Despite Trump, Survey Show, pode ser encontrada em, https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-11-27/opec-expected-to-cut-oil-production-despite-trump-survey-shows

[2] Petróleo se recupera parcialmente, após fortes perdas recentes, pode ser encontrado em, https://www.tnpetroleo.com.br/noticia/petroleo-se-recupera-parcialmente-apos-fortes-perdas-recentes/  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.