O futuro da exploração de hidrocarbonetos

Esta é uma plataforma de perfuração offshore, situada no Mar de Beaufort, ao norte da América do Norte e pertencente ao Oceano Ártico.

As perspectivas para a exploração de hidrocarbonetos em áreas remotas para atender a demanda global são agora bem diferentes. A tendência em direção a fontes alternativas de energia está impactando o setor de exploração de petróleo e gás, o que, por um lado, pode representar uma oportunidade de transformação.

A Wood Mackenzie, uma empresa de pesquisa global que analisa a indústria de petróleo e gás desde 1973, em seu novo relatório, concluiu que várias forças motrizes indicam que o pico de demanda de petróleo deve se manifestar nos próximos 20 anos. Isso eliminaria a necessidade de explorar muitos dos campos não desenvolvidos do mundo.

Há a projeção de dois cenários, sendo que o mais provável prevê uma lacuna de oferta de 16 milhões de B/D até 2040 e indica que os gastos atuais da indústria (de cerca de US$ 40 bilhões por ano) são sustentáveis e suficientes para atender essa demanda. Este é o cenário positivo para os exploradores.

Por outro lado, o segundo cenário leva em consideração uma perspectiva agressiva de descarbonização global, com uma crescente adoção de veículos elétricos, biocombustíveis e diminuição dos plásticos de uso único. Isso reduziria a demanda de petróleo em até 10 milhões de B/D até 2040. Dessa forma, os 6 milhões de B/D da demanda global já seriam supridos pelos campos de petróleo existentes. Vale ressaltar que o ritmo e a natureza dessa transição energética são altamente incertos.

Se as tecnologias de aumento de produção em campos existentes gerassem apenas um aumento de 2% nos fatores de recuperação, a necessidade de encontrar 6 milhões de B/D de novas reservas poderia ser totalmente cancelada, visto que uma nova revolução da tecnologia digital (imagens sísmicas e análises de dados avançadas e inteligência artificial) pode tornar esse cenário de recuperação melhorada de petróleo uma possibilidade.

Lucas Goulart
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo

Fonte
Wood Mackenzie: Peak Oil Demand Is Coming, Will Transform Exploration Sector. Disponível em: https://www.spe.org/en/jpt/jpt-article-detail/?art=5666

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.