TechnipFMC inicia trabalho de oleoduto na Bacia de Campos

O principal navio de águas profundas e de construção de dutos da TechnipFMC, o Deep Blue, embarcou em um grande projeto submarino, lançando dutos no Projeto Peregrino Fase 2 da Equinor na Bacia de Campos, no litoral brasileiro.

O campo de Peregrino consiste em duas plataformas fixas e uma FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e descarregamento). Uma terceira plataforma fixa está sendo adicionada ao campo, com a produção do primeiro óleo prevista para o final de 2020. A fase 2 envolve o aumento do número de poços de produção na parte sudoeste do empreendimento, perfurando 15 poços produtores de petróleo e 6 de injeção de água.

A embarcação irá instalar dutos rígidos e flexíveis, bem como estruturas PLET (equipamentos utilizados para interligação dos dois tipos de dutos) em uma profundidade de água de 100 metros a aproximadamente 85 km da costa do Rio de Janeiro. A segunda fase adicionará cerca de 273 milhões de barris de óleo recuperável ao campo de Peregrino. A Deep Blue participará de uma fase de instalação que ocorrerá em duas campanhas, cujas mobilizações serão realizadas em sua spoolbase Evanton, no norte da Escócia. Outro TechnipFMC participará do projeto em uma data posterior.

No início deste ano, a Deep Blue instalou 500 km de tecnologia de tubos pipe-in-pipe durante um tieback submarino na porção sul da área de Green Canyon, no Golfo do México. Como um navio de construção de tubulação submarina e de águas profundas, ele usa os métodos de reel-lay e J-lay para colocação e instalação dos risers e flowlines.

Lucas Goulart

Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro

Graduando em Engenharia de Petróleo

Fonte

Oil and Gas Facilities. TechnipFMC Begins Pipeline Work in Campos Basin. Disponível em:

https://www.spe.org/en/ogf/ogf-article-detail/?art=5762

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.