Vazamento de óleo na plataforma Hibernia no Canadá

O HMDC (Hibernia Management and Development Company), um consórcio liderado pela ExxonMobil, suspendeu novamente a produção da plataforma Hibernia de 200.000 B/D, após o anúncio de outro vazamento de óleo ocorrido em 17 de agosto.

Dois dias antes, o HMDC havia retomado a produção da plataforma, encerrando um mês de fechamento após o primeiro vazamento.  Neste, estima-se que cerca de 12.000 litros de petróleo (75,48 barris) tenham sido derramados de uma célula de armazenamento da base de gravidade da estrutura, porém, procedeu-se com um fechamento controlado das operações de produção e não foram observados impactos diretos sobre a vida marinha.

O último incidente em Hibernia ocorreu quando o sistema de inundação da plataforma – ou sistema de aspersão de água – foi inadvertidamente ativado em meio a uma perda de geração de energia principal, causando o transbordamento de drenos, disse o C-NLOPB, um órgão de segurança de petróleo e gás do Canadá. O mesmo, por meio de seu diretor executivo, Scott Tessier, disse ainda que “a natureza e a frequência desses incidentes em nossa área offshore são obviamente preocupantes” e que “o C-NLOPB está concentrando seus esforços na melhoria do desempenho do operador com relação à prevenção de vazamentos e melhorias na conformidade”.

O derramamento é estimado em menos de 14 bbl e os esforços de resposta foram iniciados em 18 de agosto.

O campo de petróleo de Hibernia localiza-se no Oceano Atlântico Norte, a aproximadamente 315 km da costa de Newfoundland, no Canadá. A plataforma de produção do campo é a maior do mundo em peso, consistindo em uma instalação de topsides integrada montada sobre uma estrutura de base gravitacional, com a adição de um lastro sólido para sua fixação, totalizando 1.087.000 toneladas. Dentro de sua estrutura de base, estão tanques de armazenamento de petróleo bruto.

Lucas Goulart

Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro

Graduando em Engenharia de Petróleo

Fontes

Journal of Petroleum Technology. Third Oil Spill Reported Off Newfoundland and Labrador. Disponível em: https://www.spe.org/en/jpt/jpt-article-detail/?art=5842

O Petróleo. Derramamentos de óleo da plataforma Hibernia offshore do Canadá. Disponível em: https://www.opetroleo.com.br/derramamentos-de-oleo-da-plataforma-hibernia-offshore-do-canada/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.